ACADEMIA DIPLOMÁTICA PALCO DE CELEBRAÇÃO DOS 80 ANOS DAS NAÇÕES UNIDAS

28/10/2025 11:07

A Academia Diplomática Venâncio de Moura acolheu, na manhã desta quinta-feira, em Luanda, o acto solene alusivo ao 80.º aniversário da Organização das Nações Unidas (ONU), co-organizado pelo Ministério das Relações Exteriores (MIREX) e pela Representação das Nações Unidas em Angola, com o propósito de promover uma reflexão sobre o reforço da ordem mundial multilateral, tendo a ONU e a sua Carta fundacional no centro do debate.

O encontro, marcado pela intervenção de distintas entidades diplomáticas em Angola, proporcionou um espaço de reflexão comum sobre o papel e a relevância das Nações Unidas na preservação da paz e da segurança internacionais.

Ao intervir na ocasião, o Coordenador Residente Interino da ONU em Angola, Excelentíssimo Sr. Diego Zorrilla, destacou o posicionamento de Angola como uma das principais vozes do continente africano, chamada a desempenhar um papel cada vez mais activo no seio das Nações Unidas. O diplomata considerou o momento “decisivo e de reflexão”, salientando que, mesmo passadas oito décadas, “vivemos ainda uma era de perturbações e sofrimento humano”, o que constitui uma ameaça aos princípios fundadores da Organização.

“Neste momento de crise, as Nações Unidas nunca foram tão essenciais, ao mesmo tempo que todos estamos conscientes de que as forças que abalam o nosso mundo estão também a testar o sistema das Nações Unidas”, afirmou Diego Zorrilla, sublinhando a importância do compromisso global com o multilateralismo e a solidariedade internacional.

Em representação de Sua Excelência Embaixador Téte António, Ministro das Relações Exteriores, o Secretário de Estado, Embaixador Osvaldo Varela, realçou o contributo de Angola na preservação das conquistas da ONU, considerando-o essencial para a manutenção da paz e da segurança internacionais.

O governante alertou que o mundo atravessa uma fase de rápidas e profundas transformações, defendendo que “as estruturas das Nações Unidas precisam adaptar-se à nova realidade, de modo a responder de forma eficaz e adequada aos desafios emergentes”.

“Reformas abrangentes e conclusivas no Conselho de Segurança possibilitarão uma África mais fortemente representada nas suas diferentes categorias de membros”, acrescentou.

O evento incluiu ainda uma “Roda de Conversa II”, sob o tema “A ONU é indispensável? Multilateralismo, retrospectiva e caminho a seguir”. O debate interactivo contou com as prelecções dos embaixadores Francisco da Cruz e Ismael Martins, e do académico, Professor Doutor Amaral da Silva Lala, bem como com a moderação do Director-Geral da Academia Diplomática Venâncio de Moura, Embaixador José Marcos Barrica.

Durante o debate, foram abordadas questões relativas à resolução pacífica de conflitos, ao fortalecimento do multilateralismo e à necessidade de repensar o direito de veto, visto por muitos como um instrumento de paralisia nas decisões internacionais.

O acto contou com a presença de várias personalidades nacionais, entre políticos, académicos, diplomatas, especialistas em relações internacionais, estudantes universitários e membros da sociedade civil, que testemunharam a celebração dos 80 anos da ONU.

O Dia das Nações Unidas é celebrado anualmente a 24 de Outubro, data que marca a entrada em vigor da Carta das Nações Unidas, em 1945, após a sua ratificação pela maioria dos Estados signatários.

A efeméride reafirma o compromisso global com os propósitos da Organização, nomeadamente manter a paz e a segurança internacionais, promover relações amistosas entre as nações e fomentar a cooperação internacional.

⭐

Academia Diplomática Venâncio de Moura, CONHECIMENTO É PODER!

#ADVM #Formação #Rigor #Excelência.

Outras notícias